Cetem

Rio de Janeiro - Brasil
  • Não verificada
Informação de Cetem

o Centro de Tecnologia Mineral (cetem), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (mcti), atua no desenvolvimento de tecnologia para o uso sustentável dos recursos minerais brasileiros, com foco na inovação tecnológica para o setor minerometalúrgico. Os benefícios advindos das pesquisas realizadas no Centro são, ainda, utilizados em prol da sociedade brasileira, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento do País. No âmbito do governo federal e do mcti, o cetem é a única unidade de pesquisa dedicada à tecnologia mineral e ao meio ambiente.

Atualmente, a instituição reúne corpo técnico qualificado para atender às demandas do setor extrativo mineral, incluindo a área ambiental. o quadro atual de recursos humanos da instituição é composto por 380 colaboradores, incluindo 60 pesquisadores, 50 bolsistas de iniciação científica e 40 alunos de mestrado e doutorado, em parceria com universidades. Nossos profissionais desenvolvem atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (pd&i) em quase todas as unidades da federação, com destaque para o estado do Espírito Santo, que conta com um Núcleo Regional, em Cachoeiro de Itapemirim.

o cetem está situado em uma área de 60.000 m², sendo 21.000 m² de área construída, no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Ilha da Cidade Universitária. Esse espaço reúne 18 laboratórios e quatro usinas-piloto, além de uma biblioteca especializada.

Nesta unidade, são executadas atividades de pd&i focadas, principalmente, em caracterização mineralógica e tecnológica de minérios e minerais industriais, processamento mineral, processos metalúrgicos extrativos, incluindo a rota biohidrometalúrgica. Ainda nesse contexto são contempladas as atividades orientadas para a produção de materiais de referência certificados, além de outras atividades vinculadas às demandas da indústria minerometalúrgica.

Na área ambiental, são realizadas atividades de pesquisa e desenvolvimento em gestão ambiental, com foco na recuperação de áreas degradadas, avaliação dos impactos das atividades e de seus passivos, recuperação de metais, reciclagem e tratamento de resíduos e efluentes industriais, tecnologias limpas e biorremediação.

Mais recentemente, o cetem incluiu em suas atividades de pd&i estudos focados no aproveitamento de fontes alternativas minerais, visando diminuir a dependência de importação de fertilizantes, tanto para a produção agrícola, quanto para a produção de biocombustíveis.

No Núcleo Regional do Espírito Santo, localizado em Cachoeiro de Itapemirim, os pesquisadores do cetem desenvolvem projetos relacionados com a caracterização e a alterabilidade de rochas ornamentais e de revestimentos, abundantes na região. a equipe desenvolve, ainda, melhorias tecnológicas no processamento de rochas ornamentais e presta serviços para as empresas da região. Além disso, a infraestrutura instalada permite o desenvolvimento de projetos na área de beneficiamento de calcários, agregados para construção civil e minerais industriais.

Parte de sua capacitação técnica institucional está focada no atendimento às micro, pequenas e médias empresas de mineração, individualmente, ou nos arranjos produtivos locais de base mineral.

Histórico

Foi concebido, estrategicamente, pelo governo federal, na gestão do então Ministro de Minas e Energia, Professor Dias Leite, nos anos 1970, para subsidiar a implementação de uma política da época, que visava substituir as importações de bens minerais e prover com soluções tecnológicas o setor minerometalúrgico do País. Iniciou suas atividades em 1978, no Rio de Janeiro, subordinado ao Ministério das Minas e Energia (mme), no âmbito do convênio operacional assinado entre a Companhia de Recursos Minerais (cprm) e o Departamento Nacional de Produção Mineral (dnpm).

Fonte: /

Nome da empresa:
Cetem
Endereço fiscal:
Av. Ipê
Cidade:
Rio de Janeiro
Estado:
Rio de Janeiro
País:
Brasil
Fornecedores destacados